segunda-feira, abril 02, 2007

Viagens


Eu amo viajar. Amo. Não saberia explicar a sensação de arrumar a mala e cair na estrada de tão intensa e complexa que é. A noite anterior a viagem é gigante, parece ter umas 30 horas, repasso tudo que tenho que levar, confiro os itens da mala, separo o dinheiro e penso no trajeto. Durmo sonhando em chegar lá. No dia seguinte chega a hora de colocar a mochila nas costas e sair de casa, pegar o ônibus ou a carona e seguir em frente. Essa sensação de ficar cada vez mais longe de casa é impressionante, porque não é como ir ao centro e voltar. Você sabe que não voltará tão cedo, que está indo fazer algo inusitado, novo e completamente agradável. E pouco a pouco, toda a minha vida vai ficando pra trás, não num sentido ruim, é simplesmente parte do processo de viajar. Tudo que eu não gosto, que me preocupa, me irrita, fica preso fisicamente ao lugar que estou deixando. E eu sigo em frente. Vou ouvindo as musicas que gosto, conversando com os amigos que me acompanham, pensando em tudo que está por vir e principalmente, contemplando todo o caminho. Adoro todo esse processo, chegar, arrumar as coisas, tentar fazer tudo-ao-mesmo-tempo-agora. Posso ir pro campo, praia, para um lugar desconhecido ou familiar, não me importa, viajar é sempre viajar, é simplesmente algo que tem enorme poder sobre mim. É como ser outra pessoa. Ou talvez ser eu mesma, mas somente uma parte que normalmente fica esquecida, por completo. É esquisito e maravilhoso. Dias em que me importo com coisas que regularmente não tenho tempo ou condições de pensar. Dias em que passo por situações completamente novas e descubro novas aventuras. Até porque atolar o carro no seu próprio bairro é mau humor pra um dia inteiro, mas viajando é uma aventura, dessas que se ri logo depois numa mesa de bar. Porque quando se está viajando é assim, tudo fica mais leve, o mundo e a maneira como o vemos. E como toda experiência verdadeiramente intensa, deixa marcas que ficam por tempos. Chegar de viagem é bom por isso. Você continua leve, embora tenha voltado pro seu velho mundo e todo peso que ele sustenta. E percebe que muitas das coisas que te perturbavam simplesmente não têm tanta importância, porque você esteve lá fora e pôde perceber que não faz diferença... E é gostoso ver isso, olhar as coisas por outro ângulo, como se não tivesse sido você mesmo a avaliar. E viajar sempre proporciona essa experiência. Sempre. Por isso que amo viajar. Amo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Foto da Parnaioca q eu nunca tinha visto!!!

Foi a gente q tirou, ou vc pegou em algum site?!

bjuss